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Benefícios do Pilates para Mulheres

As mulheres são maioria na prática do Pilates no Mundo todo. Logo que o método foi efetivamente criado, pelo alemão Joseph Pilates, no início do século XX, ficou popular entre as bailarinas, e hoje é dominado por mulheres de todas as idades e estilos.

Os benefícios para o corpo humano são incontáveis. No corpo feminino o Pilates contribui para o fortalecimento do assoalho pélvico, estimulando o treinamento e condicionamento dessa região. Por isso é uma atividade amplamente incentivada durante uma gravidez, pois proporciona movimentos fluidos e controlados, e o fortalecimento necessário que essa fase exige. 

Selecionamos os cinco principais benefícios do método para as mulheres. Confira abaixo e envie esse texto para todas as mulheres que você gostaria que praticassem Pilates.

1 Saúde e Longevidade

“Você é tão jovem quanto a flexibilidade da sua coluna”, a célebre frase de Joseph Pilates diz tudo sobre a importância do Pilates no envelhecimento saudável. A falta de flexibilidade, força muscular e estabilidade podem acarretar numa redução muito importante na qualidade de vida. Desde a conclusão de atividades corriqueiras do dia-a-dia, até o desenvolvimento de doenças sérias.

O método Pilates pode ser utilizado em todas as idades e condições, desde crianças a adultos, saudáveis ou não, e nas mais diversas circunstâncias. Indicado para prevenção e também no tratamento de doenças já desenvolvidas.

Praticar Pilates antes de precisar dele, contribui para uma vida longa e saudável. O método é o mais escolhido entre as pessoas que procuram uma atividade física que melhore sua saúde no geral. Por ter baixo impacto, não tem restrições, além de ser eficiente no combate e no tratamento de doenças na fase adulta, como a incontinência urinária e a osteoporose.

2 Leveza e definição

Apesar de não ser uma atividade relacionada com a perda de peso, o Pilates é bastante indicado para definir a silhueta e o abdômen. Isso porque, durante a prática, o abdômen é acionado pelo centro de força, e assim a musculatura é fortalecida e tonificada. O fortalecimento dessa região, aliada a melhora da postura proporcionada pela prática, resulta em uma silhueta harmoniosa, aumenta a autoestima e a disposição.

Outra região bem trabalhada pelo Pilates são os glúteos. Os exercícios para esse grupo muscular servem para alongar e tonificar, contribuindo para um quadril mais forte e caminhar mais elegante nas mulheres. 

 A prática da atividade também combate a flacidez, definindo principalmente as pernas e panturrilhas. Fortalece o “core”, garantindo potência, força e estabilização a longo prazo. Afinal, os músculos centrais criam uma base sólida para o corpo, estabilizam a coluna, o que melhora e controla a postura. A prática da atividade combate também a flacidez, definindo as pernas e panturrilhas das mulheres.

3 Bom humor e qualidade de vida

Para além de um corpo bonito, o método Pilates eleva a qualidade de vida das mulheres. Os exercícios amenizam os sintomas da variação hormonal, como a TPM, diminui problemas crônicos como enxaquecas, e atua contra a retenção de líquidos, sendo um grande aliado no combate às celulites. 

De acordo com um estudo publicado no Complementary Therapies in Medicine, o método Pilates reduz, de forma significativa, os sintomas da síndrome pré-menstrual (SPM), mais conhecida pela sigla TPM (tensão pré-menstrual).

A pesquisa é pioneira na investigação dos efeitos do Pilates no combate às manifestações da SPM. E os resultados apontam que mulheres fisicamente ativas apresentavam menos manifestações da SPM do que as sedentárias. 


4 Equilíbrio: mente - corpo - espírito

Um dos maiores benefícios do Pilates não pode ser visto a olho nu. O que torna o método tão eficaz é a capacidade de alinhar esses três fatores, tão importantes para o bem-estar e autoconhecimento. 

Mesmo que não seja um benefício exclusivo feminino, é essencial para as mulheres, que vivem rotinas exaustivas e cheias de pequenos detalhes. O equilíbrio entre corpo e mente contribui para uma vida mais saudável emocional e fisicamente, fazendo a ligação definitiva entre “mente sã num corpo são”. 

A prática do Pilates exige concentração durante os movimentos, para garantir o controle do corpo durante a realização dos exercícios. Isso é trabalhado constantemente, principalmente através do controle da respiração, que é fundamental para a prática. 


5 Alinhamento Postural

Ter uma boa postura é um passo importantíssimo para aumentar o seu bem-estar, além de prevenir doenças futuras.  Contribui para o funcionamento do Sistema Nervoso, e funcionamento dos músculos, articulações e ligamentos que fazem o corpo funcionar corretamente.

Treinar o Pilates de forma correta proporciona potência, força e estabilização. Afinal, o método trabalha diretamente os músculos centrais, que criam uma base sólida para o corpo, permitindo que tenha estabilidade corpórea. Ao estabilizar a coluna, é possível melhorar e controlar a postura.

Os benefícios para a coluna são inúmeros: descomprime lesões, deixa as articulações mais móveis, desenvolve os músculos que suportam a coluna, e promove o alívio de dores crônicas na região e elevando a capacidade de contração muscular. 

Dessa forma, através de um treinamento muscular específico para a coluna e estabilização vertebral, o Pilates se torna um aliado eficaz no pós-tratamento de patologias associadas à coluna, como a hérnia de disco bem como na prevenção de dores nas costas.

Com um grande repertório de exercícios e poucas repetições de movimentos, as aulas de Pilates são sempre motivadoras e exclusivas. Não há desgaste físico nem estímulo à monotonia.  A técnica possibilita ainda um atendimento personalizado, adaptando cada exercício às necessidades, limitações e objetivos de cada aluno.

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