Olá! Faça seu login
ou cadastre-se
00
0 comentários

AULA DE PILATES ONLINE

AULA DE PILATES ONLINE

A manutenção da mente e do corpo em equilíbrio é uma excelente estratégia para combater a ansiedade e diminuir o estresse. Com o avanço tecnológico dos últimos anos, o exercício físico em casa passou a ser uma opção com muitos benefícios e facilidades.

Apesar da resistência de alguns, a aula on-line é uma modalidade que veio para ficar. Este formato permite alcança um público ainda maior por não haver limitação geográfica. Entre os diversos benefícios de praticar exercício físico regularmente, o on-line tem facilidades como: economizar tempo e dinheiro com deslocamento; treinar no conforto de casa ou mesmo nas férias; flexibilidade nos horários de aula; utilizar o peso do próprio corpo e acessórios caseiros.

Pouco antes do fechamento do comércio pela pandemia, fiz uma reunião com minha equipe para pensarmos nas dificuldades e oportunidades deste período. Eu já atendia desde 2016 um familiar que mora fora do país, o que me trouxe experiência para dar dicas práticas aos professores. De início, tanto a equipe quantos os alunos foram resistentes, mas decidiram experimentar o novo formato (e o resultado foi surpreendente). Durante o fechamento total do estúdio, 83% dos nossos alunos continuaram ativos, percentual de muito orgulho para nós. Posso afirmar que as aulas on-line trazem tantos resultados quanto o presencial quando há constância do aluno, já que o papel do profissional é direcionar, corrigir e adaptar os movimentos em ambos os formatos, mas o trabalho de evolução depende diretamente da dedicação do aluno durante as aulas.

Para que haja sucesso no atendimento on-line, primeiro dedique um tempo para estruturar os detalhes como quantidade de alunos e duração das aulas. Depois, entenda que é necessário precificar o serviço valorizando seu trabalho e, além de cobrir todos os custos, é importante que haja lucro. Saiba também que será preciso convencer alguns alunos mais resistentes, explicando os benefícios da aula on-line, ou seja, vender seu serviço. Uma boa estratégia para ter defensores do seu trabalho, é oferecer aulas para amigos e familiares, assim, quando começarem a ver os resultados vão compartilhar isso com potenciais clientes.

Existem muitas formas de possibilitar o exercício físico à distância, sempre com criatividade e dedicação para que o conteúdo seja de fácil compreensão. Os requisitos básicos são simples: planejar a aula, preparar o ambiente e ter um celular. Além disso, algumas das estruturas de atendimento mais utilizadas hoje podem ser por meio de aulas fotografadas, vídeo aulas gravadas e aulas ao vivo. Somente com o pré-Pilates, MAT 34 e suas construções, já é possível preparar aulas bem diversificadas, imagine quanto as possibilidades aumentam ao acrescentar acessórios a cada exercício (cadeira, cama, sofá, toalha, almofada, cabo de vassoura, garrafinha de água...). Faça as adaptações e descubra quanto repertório você pode ter ao deixar a criatividade fluir.

É importante corrigir o alinhamento da câmera do aluno para visualizar todo o movimento e, dependendo do exercício, pedir para que o corpo mude de direção para facilitar as correções: em alguns momentos o corpo de frente para a câmera é o ideal, enquanto em outro estar de perfil pode ser melhor. A respeito do ambiente do instrutor, este deve estar organizado e silencioso para facilitar a compreensão dos comandos verbais. É indispensável uma cadeira ergonômica, o celular em uma altura saudável para manter os braços apoiados e a coluna alinhada.

O comando verbal é de extrema importância para trabalhar a cognição do aluno e poupar o corpo do instrutor. Por isso, esse estímulo precisa ser dominado pelo professor com muita atenção, treino, experimentação e autocorreções constantes. Uma dica valiosa é utilizar referencias do corpo ou do ambiente para facilitar a compreensão, como olhar para a ponta do pé ou levar a mão em direção à janela, por exemplo. Mantenha esses comandos durante a aula para evitar momentos de silencio muito longos, afinal sempre há algum detalhe a ser aperfeiçoado. Experimente alternar as correções com elogios para estimular de forma positiva e não correr o risco de o aluno se sentir desmotivado. Sua voz é uma ferramenta poderosa no resultado do seu aluno!

As redes sociais são uma excelente ferramenta profissional para divulgar seu trabalho, não tenha vergonha de investir em marketing pessoal. Outro ponto que vale comentar é a importância de seguir outros profissionais do Pilates para se inspirar e ter novas ideias para suas aulas. Por fim, saia da zona de conforto e estude assuntos além da área da saúde: aprenda sobre marketing, mídias digitais, PNL, multi-inteligências e entenda que tudo pode contribuir para um atendimento de maior qualidade. O retorno será proporcional à dedicação!

Acompanhe nas redes sociais

Comentários

Fale Conosco

Use Pratyque e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.